Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Vinho Doce Artesanal Português

Olá, tudo bem?

Hoje quero que conheçam o vinho doce.  (É uma pena não poder vos oferecer uma taça dessa maravilha pelo blog)

Vinho doce é uma variedade de vinho italiano artesanal muito apreciada no Norte de Portugal,  e é um vinho que é apenas levemente fermentado, após a pisa das uvas, e é logo servido para não entrar em fermentação total e alcoolizar, e possui um baixíssimo teor alcoólico (quase nulo).

Possui este nome por ser bem adocicado, lembra mais um suco de uva do que um vinho.



O vinho “normal” ferve nas cubas e nos lagares pouco tempo após a pisa das uvas, por ação dos açúcares nelas contido, e vai graduando alcoolicamente através do tempo. 


O vinho doce não passa por esse estágio. Então, tem-se o chamado vinho doce, se nesse estádio for servido. Nessa fase quase sem álcool, se tomado mais de duas taças, provoca uma "limpeza intestinal" (dá uma diarréia tremenda!) o que limita o consumo desta iguaria que é tão maravilhosa, eu amo!!!

Apresenta um paladar muito adocicado, de cheiro intenso e saboroso, com uma tonalidade muito viva, e até forma uma pequena "borra" de sumo de uva no final da taça, o que indica ser um vinho bem novo.
Caso compre um litro de vinho doce, deve-se consumí-lo no máximo em dois dias a contar da data de pisadura das uvas, porque depois começa a fermentação e já perderá as características iniciais, tornando-se um vinho normal.  

Infelizmente, não é um vinho vendido "comercialmente", por ser artesanal e de rápido consumo, ele é vendido em quintais onde as pessoas cultivam pequenas vinhas, e vendem o vinho até em garrafas "pet" (refrigerante vazias).  Geralmente colocam "placas indicativas" da data que terão o vinho doce para venda. (Eu sempre fico de olho!)


Em Portugal, a época do vinho doce, é no mês de Setembro, mas esse ano já o consumi na última semana de Agosto.

Tim-Tim, saúde!
Abraços,
Sandra

2 comentários:

Claudia Caprecci disse...

Saúde!
E você me deixou só na vontade de tomar uma tacinha que fosse desse vinho minha amiga!rsrs
Beijo minha amiga,tenha uma linda quarta-feira!

DONA DE CASA TRABALHA SIM disse...

Dizem, que tomar um cálice de vinho por dia, é saudável.