Páginas

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Castanhas-da-Europa

Olá, tudo bem?
 As castanhas são o fruto capsular do castanheiro-da-Europa.

Presume-se que a castanha seja oriunda da Ásia Menor acompanhando a história da civilização ocidental  há mais de 100 mil anos.

Embora seja uma semente, como as nozes, tem muito menos gordura e muito mais amido (um hidrato de carbono), o que lhe dá outras possibilidades de uso na alimentação. As castanhas têm mesmo cerca do dobro da percentagem de amido das batatas. São também ricas em vitaminas C e B6 e uma boa fonte de potássio. 
Consideradas, actualmente, quase como uma “guloseima” de época, as castanhas constituíram um nutritivo complemento alimentar, substituindo o pão na ausência deste, quando os rigores e escassez do Inverno se instalavam. 

Cozidas, assadas ou transformadas em farinha, as castanhas sempre foram um alimento muito popular, cujo aproveitamento remonta à Pré-História.

Aqui na rua onde eu moro existem vários castanheiros, e estão com suas folhas verdes e preparando-se para nos presentear com as castanhas tão saborosas.  No centro da cidade é possível comê-las assadas em um forno especial, a lenha, ficam muito mais saborosas.
Época de colheita: Fim de Setembro a Novembro. Os preços variam de 1,50€ a 4,00€, dependendo da qualidade da castanha (da menor para a maior).

 Essas são as primeiras do ano(de muitas que virão!).

O preparo em casa é super simples:

  • Faça cortes na casca com uma faca, para facilitar a retirada das cascas depois de assadas ou cozidas, e para que recebam melhor o calor e fiquem prontas mais rapidamente, além de evitar possíveis "estouros", como pipoca.
  • Jogue sal grosso sobre as castanhas e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos.  Pronto! Bom apetite!


Existem muitas receitas que acompanham as castanhas, e acreditem, é maravilhosa!

Abraços,
Sandra

Um comentário:

Claudia Caprecci disse...

Acredito minha amiga!
Agora fiquei com vontade de provar!
Beijo e uma terça-feira muito iluminada!