Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Tapioca

Olá, tudo bem?

Hoje quero compartilhar essa receita, que é de família, feita de gerações a gerações, e espero passá-la a alguém que se interesse por essa iguaria de origem indígena que eu amo tanto, e até meu marido que é português adora e sempre pede.  Como ontem foi dia de tapioca em casa para o jantar, resolvi registrá-la por aqui, espero sinceramente que façam, é certeza garantida de sucesso entre os paladares mais exigentes.
 História e Definição da Tapioca: "A tapioca é o nome de uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena tupi-guarani, feita com a fécula extraída da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, polvilho, goma seca, polvilho doce, fécula de mandioca. Esta, ao ser espalhada numa chapa ou frigideira aquecida, coagula-se e vira um tipo de panqueca ou crepe seco, em forma de meia-lua (ou disco, como em algumas regiões). O recheio varia, mas o mais tradicional é feito com coco e queijo. O nome tapioca é derivado da palavra tipi'óka «coágulo», o nome para este amido em Tupi."  

 
Vamos aos ingredientes?
 Ingredientes para Tapioca: 
(Nesta quantidade, rendem 5 tapiocas feitas em frigideira pequena, como na foto).
 
250g de polvilho doce

1/2 colher sopa de sal
1 copo de água (aproximadamente 250ml)

Recheio:
200g presunto fatiado (fiambre)
200g mussarella fatiada
50g queijo parmesão ralado



 PREPARO:
 
1ºpasso: Numa bacia, misture todos os ingredientes;

 2ºpasso: Peneire a mistura, para que fique uma farinha fina.

3ºpasso: Leve uma frigideira ao fogo, e quando estiver aquecida, coloque um pouco da mistura, espalhe para que fique uniforme. Deixe um minuto.

4ºpasso: Passe uma colher ao redor da tapioca para ver se está firme por baixo.



 
5ºpasso:  Vire a tapioca para cozer dos dois lados. (No caso de rechear com coco não é preciso virá-la).

6ºpasso: Depois que a tapioca está pronta, deixe-as sobre um pano limpo e seco, para que não fiquem molhadas com seu próprio vapor. 
7ºpasso: Ainda quentes, passe um pouquinho de margarina em toda a tapioca, leve-a na frigideira, e cubra-a com o recheio desejado. (No caso da foto, eu fiz com presunto (fiambre), queijo muzzarella e queijo parmesão). 

Feche a tapioca, e a aperte com um garfo para fechar bem e ficar tostadinha dos dois lado por fora.

Escrevendo assim parece que é super complicado, mas NÃO É, quis deixar passo a passo para explicar direitinho.

A tapioca é um alimento que "aceita" praticamente qualquer recheio que você pensar, em casa sempre comíamos com bife frito, ou linguiças, ovos fritos, com queijo e manteiga, ou o que chamamos de simples: só com a margarina.  Já quem gosta mais de recheios doces, sugiro as de coco com leite condensado, brigadeiro ou queijo e goiabada.

Qualquer dúvida é só deixar um comentário ou mandar email.

Abraços,
Sandra

Um comentário:

Unknown disse...

obrigada pela receita Sandra.Finalmente descobri esta receita fabulosa. Sou portuguesa e há 10 anos estive no Brasil de férias. Nos hotéis do nordeste ao pequeno almoço havia sempre estas tapiocas com queijo e coco. eu adorava. cá em portugal procurei em muitos livros de cozinha com receitas brasileiras e nunca encontrei. Agora vou experimentar. Tudo de bom para você.