Páginas

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Bacalhau a Castelo

Olá, tudo bem?

Bacalhau a Castelo... quando eu fui conhecer o Castelo de Guimarães, (tem um post aqui) que é uma das 7 Maravilhas de Portugal, fomos a um restaurante local, quase em frente ao Castelo, e como já era quase horário de encerramento de almoço, ficamos com uma opção que era a "mais prática", e que delícia!  Depois que conheci essa receita, sempre a faço em casa, eu adoro!

É um bacalhau frito, regado com um molho de tomate acebolado picante, e acompanha batatas-fritas em rodelas. 


Quer ver como se faz?

Ingredientes:

2 postas de lombo de bacalhau demolhado
3 batatas grandes cortadas em rodelas

Para o molho:
1 copo de polpa de tomate
1 colher de sopa de catchup
1 cebola cortada em rodelas finas
1 dente de alho picado
1/2 cubo de caldo de carne
1/2 copo de água
1 colher de chá de molho de pimenta picante
1 pitada de açúcar
1 folha de louro
sal a gosto

Preparo:

Bacalhau: Ferva o bacalhau em água por 5 minutos, escorra, e depois frite-o em óleo.

Molho: Numa panela coloque um pouco de óleo, frite a cebola e o alho, acrescente a polpa de tomate, a água e os demais ingredientes e deixe ferver por 5 minutos.  Reserve.

As batatas: devem ser cozidas por 5 minutos com uma pitada de sal até ficarem macias, mas firmes.  Depois é só fritá-las e depois dispô-las em papel absorvente.

Na foto eu coloquei também brócolis ao alho e óleo que eu adoro, mas não vai no prato Bacalhau a Castelo, mas é uma sugestão muito boa. (Coza o brócolis com água e um cubo de caldo de galinha, depois escorra a água. Frite alho amassado em um pouco de azeite, adicione o brócolis e mexa. Está pronto.

No prato, sirva o bacalhau com as batatas-fritas em rodelas, e regue com o molho.  Com um vinho-verde geladinho fica especial!

É uma delícia!

Abraços,
Sandra

Nenhum comentário: