Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Como Fazer Óleo de Cravo e Extrato de Cravo

Olá, tudo bem?

Óleo de Cravo e Extrato de Cravo, servem para quê?


O cravinho (da Índia), craveiro-da-índia ou cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) é uma árvore nativa das ilhas Molucas, na Indonésia. Atualmente é cultivado em outras regiões do mundo, como as ilhas de Madagascar e de Granada.

O botão de sua flor, seco, é utilizado como especiaria desde a antiguidade, empregado na culinária e na fabricação de medicamentos.

O seu óleo tem propriedades anti-sépticas, sendo bastante utilizado em odontologia.
Uma das especiarias mais valorizadas, no mercado do início do século XVI um quilo de cravo equivalia a sete gramas de ouro.

Estudos ocidentais têm apoiado o uso do óleo de cravo para dor de dente, e há estudos para determinar sua eficácia para a redução da febre, e como um repelente contra mosquitos. O cravinho pode reduzir os níveis de açúcar no sangue.

O óleo essencial de cravo é utilizado na aromaterapia, quando a estimulação e o aquecimento são necessários, principalmente para problemas digestivos. A aplicação tópica sobre o estômago ou no abdómen são ditas para aquecer o aparelho digestivo.

Ele também ajuda a diminuir a infecção nos dentes devido às suas propriedades anti-sépticas. Óleo de cravo, aplicada a uma cavidade em um dente cariado, também alivia a dor de dente.

Agora que já sabemos das suas grandes propriedades, vamos aprender como fazer as receitas caseiras do óleo de cravo e do extrato de cravo.

Óleo de Cravo: 
Nessa proporção, é indicado para hidratar as unhas e pele, massagens abdominais e repelente.
30g de cravos-da-índia
200ml de azeite ou óleo de girassol
Cozinhe em banho maria por 1 hora.  Deixe esfriar e guarde em recipiente tampado. 
Seu prazo de validade é muito grande, quando mais velho ficar, melhor de usar.


Extrato de Cravo:  
Nessa proporção, é indicado para tratamento de micose de unhas, dor de dentes provocados por cárie, infecção das gengivas e como anti-séptico bucal (diluído em água), 
e ainda como anti-chulé (colocar em escalda-pés).
100g de cravos-da-índia
1/2 litro de álcool de cereais
Deixe essa mistura interagir por 15 dias, e depois pode ser utilizada.
A validade também é muito grande, se guardado em recipiente tampado.
O extrato de cravo é muito mais concentrado.

Abraços,
Sandra

Nenhum comentário: