Páginas

domingo, 24 de julho de 2011

TABELA DE VACINAÇÃO PARA GATOS





TABELA DE VACINAÇÃO PARA GATOS:  Hoje quero deixar informações que considero de muita importância para quem tem gato em casa como eu, ou alguém que queira ter um e ainda quer informações iniciais antes de levá-lo para casa, que é a vacinação, para garantir a saúde dos nossos felinos e também da nossa família.

Muitas doenças felinas podem ser prevenidas através da vacinação.


Depois de muita pesquisa, li um livro aqui, vi um site acolá, relembrei das aulas de ciências.... consegui montar essa tabela e descrevo abaixo (resumidamente) as características de cada vacina, que são consideradas as principais.







Tabela de vacinas para Gatos:


Vacina contra
1ª dose
2ª dose
3ª dose
Reforço anual
1. Panleucopenia felina
45 a 60 dias de idade
21 a 30 dias após a 1ª dose
21 a 30 dias após a 2ª dose
Um ano após a última dose
2. Rinotraqueíte
45 a 60 dias de idade
21 a 30 dias após a 1ª dose
21 a 30 dias após a 2ª dose
Um ano após a última dose
3. Calicivirose
45 a 60 dias de idade
21 a 30 dias após a 1ª dose
21 a 30 dias após a 2ª dose
Um ano após a última dose
4. Clamidiose
45 a 60 dias de idade
21 a 30 dias após a 1ª dose
21 a 30 dias após a 2ª dose
Um ano após a última dose
5. Leucemia felina a vírus
45 a 60 dias de idade
21 a 30 dias após a 1ª dose
21 a 30 dias após a 2ª dose
Um ano após a última dose
6. Raiva
4 meses
Não há
Não há
Um ano após a última dose
 
Em muitos locais, é possível obter as informações mais resumidas, como descrito abaixo:


 Vacinação de gatos aos 2 MESES

1º DOSE Vacina Tríplice* + Leucose Felina



Vacinação de gatos aos 3 MESES

2º DOSE Vacina Tríplice* + Leucose Felina


Vacinação de gatos aos 5 MESES

Vacina Anti-rábica
 

ANUAL

Reforço Anual da Vacina Tríplice, Leucose e Anti-rábica


OBS.: 
A Vacina Tríplice protege o gato contra a Rinotraqueite , Calicivirose e Panleucopnia Felina.


 Mas afinal, o que significa cada doença?
Vou deixar uma descrição (bem resumida) de cada doença, com os aspectos gerais.


 1. Panleucopnia Felina:  É uma das enfermidades mais comuns em gatos e extremamente contagiosa. Apresenta como principais características a febre, perda de apetite, vômitos e diarréia. Possui alta taxa de mortalidade quando acomete filhotes, e podem morrer em 2 ou 3 dias. Em gatos adultos, a doença pode manifestar-se de uma forma branda ou bastante grave. Quando a doença acomete uma fêmea gestante, pode haver morte do feto ou o filhote pode nascer com o cerebelo pouco desenvolvido. Essa região é responsável pelo equilíbrio. Assim, alguns gatinhos que foram infectados durante a gestação com o vírus da panleucopenia podem apresentar ataxia (incoordenação). Esse "defeito", algumas vezes, pode ser compensado pelo animal, sendo compatível com a vida.

2. Rinotraqueite Felina:  É uma enfermidade respiratória altamente contagiosa. Caracteriza-se por espirros, perda de apetite, febre e inflamação nos olhos dos gatos. Gatos de qualquer idade podem ser afetados, mas os filhotes são mais suceptíveis e ficam mais debilitados, podendo vir a óbito ou ficar cegos em decorrência das lesões oculares. As úlceras na boca causam dor e impedem o animal de comer, portanto, quanto mais cedo se iniciar o tratamento melhor as chances de recuperação do animal.

3. Calicivirose Felina:  É uma enfermidade respiratória, que freqüentemente aparece simultaneamente com a Rinotraqueite Felina, os sintomas são semelhante a Rinotraqueite e podendo aparecer úlceras na língua.

4. Clamidiose:  é causada por uma bactéria chamada Clamidia psittaci. Além de infectar os gatos, também pode ser transmitida para pássaros e humanos, portanto, trata-se de uma zoonose. Os sinais clínicos incluem conjuntivites e rinites, além de conjuntivite neonatal, comum em animais nascidos de gatas contaminadas ou em gatis infectados. Na maioria dos casos, os sintomas podem persistir por 2 a 3 semanas, entretanto, nos casos mais crônicos, com infecção secundária, os sintomas podem permanecer por vários meses. A doença pode ser transmitida de um gato infectado a outro por contato direto ou pelo contato com secreções infectadas. Gatas prenhes infectadas também podem transmitir a bactéria a seus filhotes recém-nascidos.

5. Leucemia Felina: É uma doença viral que pode se apresentar de diversas formas. Alguns gatos tem infecções espassadas com poucas manifestações clínicas, outras tem infecções persistentes variando a severidade e podendo vir a ser fatal.  Este ataque leva o animal a uma variedade de doenças infecciosas, causando também infecções respiratórias, lesões de pele, anemias, infecções orais, retardo na cicatrização de feridas e problemas reprodutivos. A maioria dos gatos infectados morrem desses sintomas. Gatos com histórico de doenças crônicas são suspeitos para leucemia felina.  Não é transmitida aos humanos.

6. Raiva:  É uma das doenças mais conhecidas e perigosa do mundo. Ë quase sempre fatal. O vírus ataca o sistema nervoso central dos animais. A Raiva é transmitida para humanos quando mordidos por animais doentes.

 Recomendações finais para quem quer ter um animalzinho de estimação em casa, seja ele qual for!


1. Garanta a saúde de seus animais de estimação e da sua familia. 
2. Antes de decidir levar um animal para casa, pense bem,
informe-se ou consulte um veterinário.
3. Todo animal precisa de cuidados com a alimentação, a higiene do local em que vive, a integridade física, o temperamento e a sociabilização.
4. A vacinação deve ser feita obrigatoriamente por um médico veterinário.
5. A vacina deve estar conservada sob refrigeração e a seringa deve ser descartável.
6. Recolha seus dejetos. 
7. Não estimule a violência nos animais. 
8. Não trate os animais com violência.
9. Trate-os sempre com amor e respeito. 
10.  Garanta o direito a uma boa vida.

 Cuidar bem de um animal de estimação 
é um ato de amor!

Espero ter ajudado!

Abraços,
Sandra

Nenhum comentário: